Do autor de A Bíblia e Histórias Paralelas, este é o romance que afirmou Péter Nádas como um dos grandes nomes da literatura mundial. Uma obra sobre a infância, a memória e o poder das histórias sob um regime de censura.
Depois da morte da mãe e com um pai quase sempre ausente devido à sua condenação por traição, o pequeno Péter Simon é confiado aos avós, em Budapeste, nos anos 50.
Os seus dias são passados a brincar aos pais e às mães com Gábor e Éva, os filhos dos vizinhos, no labiríntico jardim da casa do lado. A rotina é quebrada pelas histórias que o avô lhe conta, retiradas da Bíblia, do Talmude ou simplesmente da imaginação. Aos olhos de Péter Simon, o mundo misterioso dos adultos vai assumindo contornos irreais.
A narrativa acompanha uma dolorosa e incompreensível sucessão de eventos: a morte dos avós, o desaparecimento inesperado dos vizinhos e o seu ingresso numa instituição para filhos desviados do regime.
Escrito em 1972, mas apenas publicado cinco anos depois, devido à censura do regime estalinista de Kádár, O Fim de um Romance Familiar é uma das obras mais famosas de Péter Nádas, que ficcionaliza o impulso de contar histórias e as suas origens na consciência de uma criança.
Péter Nádas (Budapeste, 1942) é um romancista, ensaísta e dramaturgo húngaro, considerado um dos mais importantes escritores da atualidade e frequentemente apontado como forte candidato ao Prémio Nobel de Literatura.
A sua obra, que inclui os monumentais O Livro das Memórias e Histórias Paralelas, foi censurada pelo regime húngaro entre 1969 e 1977. O seu estilo único transporta o leitor para uma experiência pessoal profundamente imaginada.
EAN: 9789895836376
Editora: Cavalo de Ferro
Data de Edição: Outubro de 2025 (Previsão)
Número de páginas: 176
Encadernação: Capa mole (Brochada)
Idioma: Português
Género: Ficção Literária / Romance Húngaro / Prosa Narrativa
Literatura Europeia (Húngara)
Ficção sobre a Infância e a Memória
Romance com Contexto Histórico (Regime Stalinista)
Literatura Pós-Censura
Obras de Candidatos ao Prémio Nobel