No tempo de Carlos Magno, o paladino Agilulfo Emo Bertrandino dos Guildivernos e dos Outros de Corbentraz e Saracínea é o cavaleiro mais exemplar e disciplinado do exército cristão. O seu problema, porém, é ser totalmente inexistente.
Agilulfo é apenas uma armadura branca e brilhante, perfeitamente vazia no seu interior. A sua existência depende da pura força de vontade e do cumprimento estrito de regras e protocolos.
Quando a pureza do seu título é posta em causa, Agilulfo embarca numa busca alucinante por toda a Europa, acompanhado pelo escudeiro Gurdulu, um homem tão real quanto Agilulfo é inexistente, mas que não tem consciência da sua própria existência. Pelo caminho, cruzam-se com a freira narradora, o jovem idealista Rambaldo e a destemida Bradamante.
O Cavaleiro Inexistente é a conclusão da trilogia Os Nossos Antepassados (Il Visconte dimezzato, Il Barone rampante e Il Cavaliere inesistente). É uma fantasia alegórica e filosófica, cheia de humor e melancolia, que questiona de forma brilhante o que significa "existir", ser humano e viver sob a rigidez da burocracia e do dever.
Italo Calvino (Cuba, 1923 — Itália, 1985) é um dos escritores italianos mais importantes e influentes do século XX.
A sua obra abrange o neorrealismo, a ficção científica, a filosofia e o conto de fadas, sendo um dos mestres da literatura experimental e fantástica. Aclamado por romances como Seis Propostas para o Próximo Milénio, As Cidades Invisíveis e a trilogia Os Nossos Antepassados, o seu legado continua a influenciar autores em todo o mundo.
EAN: 9789896716943 (Tinta da China)
Editora: Tinta da China
Data de Edição: Outubro de 2025 (Previsão - Reedição)
Número de páginas: 168 (aprox.)
Encadernação: Capa mole com badanas
Idioma: Português
Género: Ficção Literária / Romance Filosófico / Fantasia Alegórica
Clássicos da Literatura Italiana
Romance Filosófico e Alegórico
Fantasia e Humor Absurdo
Trilogia Os Nossos Antepassados
Temas: Identidade, Existência, Abstrato e Concreto