Vencedor do Man Booker International Prize. Um romance perturbador e hipnótico sobre rebelião, violência e a busca desesperada pela liberdade num corpo aprisionado. Essencial para a literatura contemporânea.
Yeong-hye era uma mulher absolutamente normal. Não era bonita nem feia, e a sua vida de esposa e dona de casa corria sem sobressaltos, num casamento sem grandes emoções.
Até ao dia em que ela tem um sonho terrível — um sonho de sangue e escuridão. Ao acordar, toma uma decisão que choca e revolta todos à sua volta: deixar de comer carne e tornar-se vegetariana.
O que começa como um ato de recusa à violência, rapidamente se transforma numa rebelião extremada contra as imposições sociais e o patriarcado que a cerca. A sua recusa radical de comer e a sua crescente alienação social e mental — que a leva a querer tornar-se uma árvore — mudam drasticamente a vida de toda a família, nomeadamente a do marido, do cunhado (que se torna obcecado por ela) e da irmã.
Narrado em três atos distintos e pela perspetiva de diferentes personagens, A Vegetariana é uma combinação fascinante de beleza e horror. É um relato visceral sobre a loucura, o tabu e a busca desesperada pela única liberdade que lhe restava: a liberdade sobre o seu próprio corpo.
Han Kang (Gwangju, Coreia do Sul, 1970) é uma das vozes mais importantes da literatura sul-coreana e contemporânea mundial.
Tornou-se universalmente conhecida com A Vegetariana (originalmente publicado em 2007), que, em 2016, lhe valeu o prestigiado Man Booker International Prize. A sua escrita, concisa e de clareza atordoante, é aplaudida em todo o mundo. É também autora dos aclamados Atos Humanos e O Livro Branco.
EAN: 9789722060377 (Dom Quixote - PT) / 9788588808287 (Todavia - BR)
Editora: Dom Quixote (Portugal) / Todavia (Brasil)
Data de Edição: 2016 (PT - 1ª ed. Dom Quixote) / 2018 (BR - 1ª ed. Todavia)
Número de páginas: 192 (aprox.)
Encadernação: Capa mole (Brochada)
Idioma: Português
Género: Ficção Literária / Romance Sul-Coreano / Realismo Psicológico
Literatura Sul-Coreana e Asiática
Romance Vencedor de Prémio Internacional (Man Booker)
Temas: Violência, Patriarcado, Rebelião, Saúde Mental
Ficção Contemporânea de Culto
Realismo Psicológico